O Projeto Curta Saraus | Curta Saraus
0

O Projeto Curta Saraus

Published at 19:49 in ,


JUSTIFICATIVA

Observamos nesta década um crescimento de manifestações culturais que se comunicam diretamente com o público. Elas buscam um novo olhar sobre a realidade que os cerca, provocando o cidadão a protagonizar uma nova maneira de interagir no seu meio.
As produções culturais foram se diversificando e multiplicando, consolidando iniciativas como o Sarau do Binho e a Cooperifa, onde artistas se reúnem semanalmente para apresentar seus trabalhos, ampliando enormemente a quantidade de artistas e ativistas que passaram a criar na periferia e para a periferia.
A reflexão cultural, social e política se afirmam nestes Saraus como grandes motes de interesses comuns entre os presentes. Assim, o movimento que vem ocorrendo representa de fato a criação e transformação de uma identidade e uma estética próprias, na qual a população local se reconhece e se afirma.
Com o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, o barateamento dos equipamentos, a inserção de políticas públicas e a implantação de equipamentos culturais em regiões de difícil acesso, naturalmente o “homem criativo” passa a se manifestar como prova de que as artes e a transformação social caminham juntas.
Na observação deste caldeirão cultural que alia capacidade técnica e comprometimento com a cidade e sua história, e este novo cidadão, queremos construir um curta-metragem que apresente a riqueza destes SARAUS, nas diversas formas que ocorrem e em diferentes pontos da cidade, debatendo e refletindo com o artista local as transformações que a periferia vivencia nos últimos anos. 




    
ARGUMENTO

O documentário “Curta Saraus” visa abordar a questão da transformação cultural e social da periferia de São Paulo por meio dos artistas que a realizam. Os artistas serão entrevistados em espaços de acordo com sua atuação e referência. Os entrevistados serão indagados a respeito da produção cultural da periferia, dos movimentos, dos espaços de realização artística e política. A discussão será direcionada para o impacto dos saraus na transformação cultural e social que as periferias de São Paulo vivenciam nos últimos anos, seus meios, suas dificuldades e seu futuro.
Em meados de 2009 o projeto “Pontos de Poesia” lançou um mapeamento apresentando 32 saraus culturais na cidade de São Paulo. Dentre eles, elencamos 5 para fazer parte do documentário, são eles: Sarau do Binho, Sarau da Cooperifa, Sarau Elo da Corrente, Quinta as Oito e Sarau da Ademar. Nosso projeto irá percorrer esses Saraus em busca de artistas, como o Augusto, o Binho, Sérgio Vaz, Serginho Poeta, Luan Luando, que reflitam questões relativas às transformações culturais e sociais e obras com conteúdos artísticos que tenham como tema a cultura e a transformação social da periferia.
Ë muito comum nestes Saraus ver os “artistas”, pessoas da própria comunidade que criam poemas, letras de músicas, quadros, ou mesmo outros filmes, “A gente não está aqui para transformar ninguém em artista, nós estamos aqui para transformar a periferia, e a periferia transformar a gente...” é o que afirma Sérgio Vaz no Filme Panorama Arte na Periferia,  refletindo diretamente o cotidiano presente nas periferias. Cotidiano este que a periferia quer ver transformada, é o que narra o Poeta Augusto “Tô cansado di vê anjinho lá na banca di jornal. Mas com´eu num apito em nada, nem na guerra e nem no amô, resorvi ixplorá um tikin, meus dote de rimadô e formar um mundo novo onde num reinasse a dô.”  Esse artista da periferia, o Artista Cidadão tem no espaço do Saraus um espaço de debate aberto, político, de crítica e construção de ações que vem transformando o olhar sobre as periferias e consequentemente a própria periferia.
O poeta Poeta Binho, vem realizando uma verdadeira  transformação cultural no Campo Limpo, através do fomento à leitura em uma de suas idéias inusitadas pagava para as pessoas lerem, em outra realizou a Bicicloteca, uma bicicleta que percorre o Campo Limpo emprestando livros e incentivando as pessoas a lerem. “Uma andorinha só não faz verão, mas pode acordar o bando todo” dizia uma placa escrita por Binho que fazia parte do projeto “Postesia”, em que ele e diversos poetas colocam suas poesias em placas e as penduram em postes. São estas ações e idéias presentes em diversos autores da periferia e que são manifestas nos Saraus que queremos descobrir e revelar ao mundo para reafirmar ou desmistificar conclusões.
Baseado na estética presente no filme Panorama Arte na Periferia e na campanha “Play For Change” de Mark Johnson, o Coletivo Arte na Periferia  resolve continuar seu projeto de produção audiovisual com foco nos artistas da  periferia  de São Paulo. Desta vez pretendemos realizar o “Curta Saraus”, uma construção curta que apresente os Saraus como um espaço potencializador de transformação. Iremos analisar o caso de artistas que tiveram suas vidas transformadas pelos Saraus. Buscaremos uma construção argumentativa que tenha as linguagens artísticas como meio de expressão e reflexão. Assim teremos uma poesia, a letra de uma música, o trecho de uma peça teatral como meio de expressão da cultura e da transformação social que o artista vê, proporcionando ao espectador uma reflexão cultural viva e criativa.
Serão pesquisados textos, poemas, filmes, peças entre outras atividades ou realizações culturais produzidas por artistas da periferia. As gravações serão realizadas nos próprios espaços dos Saraus em espaços de referência para os artistas a serem escolhidos para entrevista, podendo ser internas ou externas ou em outros ambientes representativos da periferia necessários para composição narrativa. Serão necessários 15 dias de gravação - dois dias de gravação por Sarau e cinco dias de gravação de entrevistas e coberturas. A montagem irá primar pela experimentação estética que tenha como foco uma narrativa artística.
O projeto será desenvolvido em três etapas, a pré-produção, consiste em: formação da equipe, contatos com os artistas, visita aos espaços, agenda de entrevistas e roteiro de gravação.  Na segunda, a produção teremos todo o processo de captação de imagens e sons, entrevistas e imagens de cobertura. Já na finalização, vamos para a edição de imagens, criação de efeitos, finalização de imagens e sons, produção de cópias e material de divulgação e lançamento. Gostaríamos de salientar que a produção se dará do inicio ao fim do processo, além dos trabalhos administrativos e compromissos com o programa que serão necessários durante a realização do projeto.

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

Post Details

No Response to "O Projeto Curta Saraus"

Postar um comentário